Menu

Último livro que li: O oceano no fim do caminho.



O livro de Neil Gaiman, conta a história de um homem que, fugindo de um velório resolve visitar uma antiga amiga de infância, Lettie Hempstock, ele vai até a fazenda no fim da estrada e lá encontra outra mulher da família que lhe diz que a amiga não se encontra ali e sim na Austrália, ela o deixa então visitar o lago que Lettie o disse ser um Oceno. Olhando para ele, começa a se lembrar de sua infância. Tudo começou com a morte do minerador de opala. Sua família passava por dificuldades então resolveram alugar o quarto do garoto, que tinha uma pia feita para o seu tamanho e o colocaram para dormir com a irmã. Um dos inquilinos era o minerador que foi achado morto dentro do carro roubado da família. É nesse dia que o garoto conhece Lettie, sua mãe e a velha Hempstock, a avó.
Quando o menino tem um sonho e acorda com uma moeda na boca, procura a amiga que o leva em uma aventura para parar uma criatura que ali vive, mas quando o garoto volta pra casa traz dentro do pé, uma "pulga", Úrsula Monkton que se torna babá dos irmãos. Todos na casa a adoram, mas ele sabe que ela é um monstro. A missão da pulga é tornar todos felizes e tem uma grande influência sobre todos ali, fazendo até o pai do  garoto lhe aplicar um castigo cruel:
“Foi nisso que pensei no começo, enquanto ele me empurrava para dentro da água, mas então ele empurrou um pouco mais, afundou minha cabeça e meus ombros na água gelada, e o pavor mudou de natureza. Pensei: Eu vou morrer.”
O garoto passa momentos difíceis com a nova babá que acha que ele a pertence. Depois de muito penar ele foge e vai procurar ajuda de Lettie que se livra da pulga e dos faxineiros que vieram para acabar com Úrsula, mas acabam querendo também o garoto, mas para isso a menina se sacrifica e é deixada dentro do Oceano.
Tudo possivelmente é a imaginação do garoto, mas o livro te faz pensar que aqui está acontecendo sim e traz sensações diferentes para cada leitor. É um livro fantástico que vale a pena ser lido.
(...) "– Seu lago. Não é um oceano. Não pode ser. Oceanos são maiores que mares. Seu lago é só um lago."
“- Ele é do tamanho que precisa ser – disse Lettie Hempstock, exasperada.”

Sobre o autor:
Neil Gaiman nasceu em Portchester, em 10 de novembre de1960, iniciou-se como jornalista para que assim conseguisse ser publicado, sua obra vai de livros, HQ's e roteiros de cinema. Entre elas se destacam o HQs Sandman e Os Livros da Magia, Coraline, os romances Stardust, Deuses Americanos e Lugar Nenhum, as antologias de contos Smoke and Mirrors e Coisas Frágeis, e o roteiro de A Lenda de Beowulf, dirigido por Robert Zemeckis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário