Menu

No escuro - Último livro que li



Título: No Escuro
Autora: Elizabeth Haynes
Editora: Intrínseca
Paginas: 336

No escuro nos mostra duas mulheres completamente diferentes em tempos diferentes. A primeira é Catherine ,uma mulher alegre, vaidosa, extrovertida que adora sair com os amigos para beber e dançar. Ela sempre teve fobia a relacionamentos, mas ao conhecer Lee decide que talvez seja a hora de tentar. No começo ela não percebe que o fato de não sair mais, não falar com os amigos e ter sua roupa controlada seja algo ruim, afinal um relacionamento é calmaria, ficar em casa vendo TV. Porém com o tempo ela percebe que as coisas não vão tão bem assim, Lee não era sempre aquele cara gentil e carismático e o pior, todos parecem pensar que ela está apenas sendo ingrata com um homem tão bom.
Quatro anos depois vemos uma mulher totalmente diferente, assustada, com a aparência cansada, desconfiada de todos. Ela sofre de Transtorno Obsessivo Compulsivo e Transtorno pós traumático, faz a mesma rotina todo dia até um dia um novo morador aparece no prédio em que mora. Stuart é um psicologo bonito e simpático que se encanta com Cathy e ao descobrir seus problemas faz de tudo para ajudá-la.
Cathy é uma mulher marcada pela violência doméstica, apesar de ser a mesma pessoa, ela mudou extremamente. Ela não percebeu que o príncipe encantado poderia se tornar um monstro, apesar de detalhes que aparentavam uma personalidade controladora e violenta. Muitas pessoas não entendem como uma mulher pode levar a frente um relacionamento assim, eu mesma me questionei como ela não percebeu que isso ia acontecer, mas não é tão fácil quando se vive essa situação.

"Sempre achei que mulheres que continuavam levando adiante um relacionamento violento e abusivo só podiam ser umas idiotas. Afinal, em algum momento elas deveriam ter percebido que as coisas tinham saído errado e que, de repente, haviam passado a sentir medo do parceiro – e, sem dúvida, era este o momento de terminar a relação. Deixá-lo sem pensar duas vezes, foi o que sempre pensei. Que motivo elas teriam para continuar? E eu já vira mulheres na televisão ou em revistas dizendo coisas como “Não é tão simples assim”, e eu sempre pensava, claro que é, é simples, sim – apenas vá embora, afaste-se dele. 
Somando-se a esse momento de percepção, um momento pelo qual eu já passara, notei que se afastar não era uma alternativa simples, afinal de contas."

Muitas vezes a pessoa demora a demonstrar sua verdadeira natureza e mesmo que não chegue à extremos, ao primeiro sinal talvez já seja tarde demais e fugir pode ser perigoso.
O livro é alternado entre o final de 2003 e o começo de 2004 e o mesmo período de 2007 e 2008, o que para alguns deixa o livro envolvente e outros podem não gostar. Eu comecei o livro sem saber do que se tratava e no inicio foi difícil assimilar a relação das duas histórias. O livro pode ser cansativo em algumas descrições, mas que são importantes para o entendimento da situação de Cathy. É um tema pesado mas não é transparecido dessa forma no livro, não achei o livro ruim, mas poderia ser melhor.

3 comentários:

  1. Tema pesadinho e intenso mesmo... Adorei a ideia das estrelinhas, tava pensando em como fazer um esquema legal de classificação no meu também.. Gostei mt do blog! Bjos!

    http://vicieiemnewadult.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse trecho de príncipe que se transforma em monstro me lembrou bastante uma passagem de "Segredos", da Nora Roberts. Lá o foco não é o relacionamento abusivo, mas podemos ver como realmente é complicada a questão de "simplesmente sair". Pode parecer fácil para quem está de fora, mas para quem está na situação, não é tão simples assim. Mesmo sendo um tema mais pesado e "adulto" (estou lendo muito YA ultimamente, e isso é bem o oposto), me pareceu muito interessante. E gostei da capa, me conquistou. Não sei se consigo ler tão cedo, mas definitivamente entrou na lista :D
    Abraços e ótimo fim de semana

    http://confissoesdeumleitor.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Oii, também já li o livro, porém gostei bastante. Mas concordo com você: em algumas partes a narrativa foi bem cansativa. Seguindo! Beijo,
    entreeleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir