Menu

Os sofrimentos do jovem Werther - Último livro que li.


O livro narrado em forma de cartas, traz a história de Werther, um jovem com uma personalidade passional que defende com fervor tudo aquilo que acredita. A principio Werther é apenas um jovem feliz em sua estadia no campo, apreciando a boa companhia e a beleza da natureza. Mas logo ele conhece Charlotte, ou Lotte como por ele é chamada. Ele se apaixona assim que põe os olhos nela. Seu amor não é de todo indiferente à Lotte, mas a moça está comprometida. O jovem passa a visitá-la todos os dias criando um laço muito forte entre eles e também causando apego aos irmãos da moça. Werther está cada vez mais apaixonado, mas Albert, noivo de Charlotte chega a cidade para ficar, e ao contrário do que é esperado ele não nutre nenhum desprezo por Werther, mas uma simpatia que se torna também em uma grande amizade. Temendo o sofrimento de todos, Werther vai para a cidade em busca de um recomeço aceitando uma proposta para trabalhar com e embaixador, mas esse trabalho está longe de agradá-lo e o sofrimento de ter que lidar com pessoas gananciosas, preconceituosas, faz com que ele peça demissão, e vá junto com o príncipe (cujo nome não é citado) para passar uma temporada em suas terras ( o local também não é citado) mas Werther também não se sente a vontade no lugar.
A notícia do casamento de Lotte e Albert o abala totalmente, e se torna pior quando resolve voltar para perto deles. Werther passa a ficar cada vez mais deprimido e recluso, Albert já não se sente o mesmo em relação a ele. E Lotte, mesmo relutante tem que se afastar. A situação faz com que Werther decida que um dos três tem que sair da vida dos outros.
O livro, escrito em 1774, pelo escritor alemão Goethe, com base autobiográfica, motivo pelo qual, muitos nomes e locais são ocultados pelo autor. Na época de sua publicação causou uma onda de suicídios na Europa, devido a profundidade psicológica de sua narrativa. Em uma passagem o narrador chega a defender fervorosamente o suicídio, o comparando a uma doença física, onde o doente não tem escolha sobre viver. O livro traz passagens muito fortes uma narrativa quase impecável.


5 comentários:

  1. Adorei a história, parece que o livro é bem envolvente e emocionante, assim que me encanta...
    Amei seu blog, estou seguindo aqui :)
    Beijos,
    http://leiturasemfrescuras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Mariana. O livro é realmente muito envolvente.
      Beijos.

      Excluir
  2. Oi, nunca tinha visto esse livro, parece ser muito interessante. Adorei a resenha e o seu blog.
    Beijos,
    http://under-the-stair.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro e achei o enredo bem interessante. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  4. Olá Barbara e Gleyse, eu também não conhecia o livro, mas vi uma resenha e decidi lê-lo e confesso que adorei. Obrigada por comentarem.
    Beijos.

    ResponderExcluir