Menu

Veronika decide morrer


Não são poucas as pessoas que nutrem um certo preconceito com as obras de Paulo Coelho,  tudo pelo grande número de depreciadores que o autor tem, confesso que eu era uma dessas pessoas. Mas ao assistir o filme baseado em Veronika decide morrer, decide dar outra chance ao nosso famoso escritor, por ter apreciado muito o enredo do filme.
Veronika é uma jovem eslovena que decidiu levar uma vida sem muitas emoções. Um emprego numa biblioteca, uma casa alugada em um condomínio de freiras e namoros casuais. Apesar de sua escolha, Veronika não é feliz com a vida que leva e decide cometer suicídio com uma overdose de comprimidos. Sua tentativa é fracassada e Veronika acorda dias depois em Vilette, o sanatório mais famoso da região, atendida pelo Dr Igor, psiquiatra de Vilette, ela descobre que tem poucos dias de vida. Veronika ainda deseja morrer mas não quer esperar isso acontecer,  ela conhece então Zedka que a aconselha procurar um grupo chamado "A Fraternidade"- internos já "curados" que permanecem no hospital por estarem acostumados com a liberdade que tem lá - para conseguir comprimidos para uma nova tentativa de suicídio, porém ela não é bem recebida pelo grupo e seus planos são adiados. Ao longo do livro, são contadas as histórias de Zedka que está se tratando de depressão; Mar, uma senhora que fora internada para tratar sua síndrome do pânico, uma das integrantes da faternidade; Dr Igor que vive para estudar a "amargura", a causadora da loucura e depressão e sua cura. e Eduard um jovem esquizofrênico que conversa apenas com Mari. Essas pessoas se veem mudadas ao encontrar uma moça tão jovem destinada a morte e começam a refletir sobre as suas vidas ao mesmo tempo em que mudam também a vida de Veronika, que agora não se sente mais acomodada e começa a encorajar-se questionando se escolher a morte foi a melhor opção. Eduard passa a escutar Veronika tocar piano todos os dias e os dois se apaixonam mesmo sem se falar. Após uma longa reflexão sobre suas vidas, Zedka e Mari concluem que estão curadas e não precisam mais da liberdade do hospital e decidem voltar para as suas vidas fora do sanatório; Veronika e Eduard fogem para passar o último dia da jovem juntos e Dr Igor chega à conclusão de que a cura para a "amargura" seria a consciência da vida, através da consciência da morte. E logo descobrimos que Veronika fazia parte de seu experimento.
O livro pode não ter uma escrita impecável, mas traz um tema profundo e nos faz questionar sobre nossas vidas. Um enredo que, para quem sofre desse mal, explica muito bem o que é sentido. O livro também nos mostra que muitas vezes o problema está em se sentir perdido em um mundo onde quem é diferente não se encaixa. Paulo Coelho expõe o tema de maneira muito real, talvez em razão de sua internação em uma clínica psiquiátrica quando jovem.


9 comentários:

  1. Tento, mas não consigo gostar de nada do Paulo Coelho. Muita gente já me recomendou os livros dele, mas nunca consegui passar das primeiras páginas.

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo também era assim, mas desse eu gostei. Porém não adianta nos obrigar, tem coisa que não vai de jeito nenhum mesmo. Obrigada por comentar, beijos.

      Excluir
  2. Adorei, texto muito bem escrito. Do autor li apenas O alquimista.

    http://eucurtoliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Sou uma dessas pessoas que você citou que não curtem muito o autor.
    Já tentei ler algo dele diversas vezes, mas não consigo gostar dele de jeito nenhum.
    de qualquer forma, adorei sua resenha, muito bem escrita

    Abraços

    http://des-construindooverbo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já abandonei muito Paulo Coelho, só consegui ler esse. Obrigada por comentar, beijo.

      Excluir
  4. HUmmm. confesso que não gosto muito do autor... rs
    Mas sua resenha ficou bem legal!!
    SEguindo aqui...
    Bjs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu não curto muito o Paulo Coelho, mas fiquei curiosa em relação a esse livro, quem sabe eu não dê uma chance a ele?
    Beijos
    http://livroscomchadastres.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Li seus comentários e olha, me sinto até estranha, porque.... eu adoro os livros dele! O cara é muito bom na escrita! Eu li esse livro e adorei, a trama se desenvolve bem e o final surpreende!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Finalmente alguém que gosta de Paulo Coelho, rs. Obrigada por comentar.

      Excluir